As minhas reflexões estão cada vez mais turvas. Estou lendo um livro a respeito do materialismo histórico dialético. Estou lendo livros de sociologia como a ideologia alemãs de Karl Marx e o Capital, embora saiba muito bem que o Marx foi um filósofo e não um sociólogo, mas eu li Durkheim e lerei outros sociólogos.
Tenho refletido sobre o capitalismo e o papel do protestantismo nisso tudo. Pensado que o homem não necessita mais trabalhar na forma e na quantidade que trabalha, aliás com toda a automação que existe, a produção da maioria das coisas poderia ter sido substituída pelo serviço prestado pelas máquinas e libertado o homem de todo esse trabalho e carga de exigência que existe.
Existe teorias que os primeiros humanos a "mandar" ou ficar em posição de liderança foram os líderes religiosos da época, e se aproveitaram do trabalho dos outros para viver se dedicando às tarefas religiosas e não produzindo nada para sua sobrevivência, pois os demais deveriam trabalhar um pouco mais para que fosse destinado uma parte para ele.
Não tenho opinião nenhuma formada, e penso que demorarei muito até concluir algo, se é que chegarei a alguma conclusão.
Como disse, está tudo muito turvo ainda, mas a imagem que estou tendo do mundo é de profunda tristeza, e que estamos nos encurralando cada vez mais. Não vai demorar a chegar o conflito em que derrubará tudo o que existe até hoje, e aí será tarde para uma mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário